terça-feira, maio 5

Lambris no quarto? Ensinamos também :)





Passo a passo
Como instalar lambri no quarto.

Além de ficar lindo e charmoso o lambri (ou lambris, os dois jeitos se usam) traz um aspecto diferenciado e criativo ao ambiente.
Encarei o desafio e instalei na minha casa, no quarto (que hoje é meu escritório) que no futuro receberá nosso bebê (own!).
Muito bem, vamos lá?




Você vai precisar de:
-Furadeira
-Parafusadeira
-Nível
-Bucha 6mm
-Parafuso para alvenaria 6mm
-Parafuso para MDF
-MDF 6mm
-MDF 3mm
-Sarrafos
-Cola branca
-Massa corrida ou massa para madeira
-Espátula
-Rolo de pintura
-Pincel
-Tinta esmalte (preferencialmente)

1) Comece fixando os sarrafos na parede em 3 níveis, conforme a medida que desejar, a altura do meu foi de 1,20m, então distribui o sarrafo da seguinte maneira, o primeiro rente ao chão (usei o antigo rodapé), o segundo com 60cm de altura e o ultimo com 1,19. O motivo de deixar com 1,19cm foi porque coloquei led embutido (será assunto no próximo post). Caso não queira usar Led, pode colocar no limite de 1,20cm. Lembre-se de fazer o contorno da janela, caso haja. Onde houver emendas coloque um sarrafo na medida do vão.

  

2) Recomendo que, após tirar as medidas das paredes, solicite o recorte da chapa de MDF, nesta etapa usaremos o de 6mm, já na loja, pois o corte fica perfeito e você terá um acabamento melhor. 
Para fixar o MDF você precisará do parafuso para MDF, e com a parafusadeira fixe-os alinhado com os sarrafos. Lembre-se de colocar o parafuso abaixo da superfície do MDF, para depois escondê-lo mais facilmente com a massa. A altura foi de 1,20m, ultrapassando o sarrafo, criando um desnível para embutir o Led. Caso hajam interruptores e tomadas, fazer um recorte na chapa para fixá-los.



3) Se preferir pode deixar liso o lambri e partir para a próxima etapa, ou caso queira com mais "frufru" pode adicionar o MDF de 3mm, recortados em tiras com largura de 5cm e para o rodapé usei tiras de 15cm.
Obs.: Para saber o quanto precisará (para solicitar o recorte na loja) meça o comprimento das paredes rente ao chão para fazer o rodapé. Para o roda-meio, medi todo o entorno da parte superior, considerando inclusive o contorno da janela e do espelho que ia colocar. Feito isso, calcule a distancia que será deixada entre uma tira vertical e outra, e some quantas ira colocar (desconte o rodapé e o roda-meio).
Com as tiras em mãos, cole-as na chapa de MDF de 6mm, conforme a posição definida.
Aqui usei um distanciamento de 31cm nas tiras verticais. Se precisar use grampos de roupa para não escorregar a tira até a completa secagem.



4) Agora começamos a emassar as emendas, furinhos dos parafusos e os vãos das tiras, respeitando o tempo de secagem conforme o fabricante sugere. Assim que estiver seco, lixar e passar massa novamente. Repetir a aplicação e lixamento quantas vezes forem necessárias, até uniformizar os furos e emendas que existam na chapa, esse procedimento é importante para um acabamento impecável.


5) Hora de pintar :) !! A tinta que passei aqui foi a esmalte sintético à base d'água, em 4 demãos, se for passar o branco tem que ter muuuuuuuita paciência. Mas certamente o resultado compensa! 




Fez o lambri aí na sua casa? Compartilhe com a gente :) Beijos e até breve :*